A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) será atração do aniversários da Cidade de Natal e vai realizar as suas últimas três apresentações de 2019 no próximo fim de semana. O grupo vai apresentar a Ópera Natalina “Amahl e os Visitantes da Noite”, de Gian Carlo Menotti, na sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22) na praça externa sul da Arena das Dunas (Ao lado da BR-101), às 20h. A entrada é gratuita nos três dias e não há necessidade de fazer reserva de ingressos. Já no dia 25, o público poderá se emocionar com o espetáculo “Um presente de Natal”.

O estacionamento interno da Arena das Dunas estará disponível ao público no valor de R$10. A abertura dos portões (P4) acontece a partir das 16h.

A ópera tem duração de 1h e dentro desse tempo, a plateia vai presenciar a música envolta de outras linguagens, com a encenação, a dança e o canto, características específicas das óperas.A ópera é baseada no trabalho de Gian Carlo Menotti, que deu vida às suas lembranças, inspirado em sua infância na Itália, local em que magia natalina era trazida pelos Três Reis Magos. Lá, acreditava-se que o Papai Noel estava muito ocupado com crianças americanas para atender as da Itália e, dessa forma, os presentes eram levados pelos Reis Magos. A ópera foi escrita em 1951 e alcançou palcos do mundo com várias apresentações.

Amahl e os Visitantes da Noite

A história da ópera se passa em uma aldeia, de onde se enxerga uma cabana. Nela, mora uma criança (Amahl) deficiente, criativa e sonhadora junto com a sua mãe, que visa os desafios do futuro diante da pobreza que os atinge.

Em uma noite estrelada, batem à porta deles, os Reis Magos em busca de um momento de descanso. Os viajantes são acolhidos.

As joias (ouro, incenso e mirra) carregadas pelos reis despertam na mãe um sentimentos e reflexões. Ela entoa em canto toda a injustiça que representa aquela riqueza concentrada para tão poucos.

Ela é flagrada roubando uma das joias enquanto todos dormem, mas a deficiência do seu filho desaparece em um milagre.