A Arena das Dunas em parceria com a Associação de Síndrome de Down do RN vai realizar a exibição do documentário premiado “Expedição 21” com a presença do diretor Alex Duarte, que na ocasião também dará a palestra “Como empoderar pessoas com deficiência”. O evento acontece no dia 09 de dezembro, segunda-feira, a partir das 18h no auditório da Arena das Dunas.

Os interessados deverão se inscrever clicando AQUI. As vagas são limitadas e o acesso se dará através da doação de 1kg de alimento não perecível juntamente com a inscrição.

A noite será ainda mais especial com o lançamento da “Ação Dignidade”, uma iniciativa da APABB, Arena e Associação de Síndrome de Down do RN que pretende inserir pessoas com deficiência como staff do complexo multiuso em dias de jogos e eventos.

 

SOBRE O DOCUMENTÁRIO:

O Documentário é um mergulho pelos bastidores do Reality: Primeira Imersão de Pessoas com síndrome de Down da América Latina, criado para estimular a independência de pessoas com deficiência intelectual. Com duração de 64 min, o documentário mostra os bastidores dos 4 dias na casa da Expedição, onde 18 adultos com síndrome de Down ficaram sem a presença dos pais, para aprenderem como é morar sozinho e ter uma vida mais independente. O Documentário mostra as conquistas dos 18 jovens participantes após a experiência, e como eles conseguiram quebrar seus próprios limites. O Documentário nos proporciona pensar através da Expedição 21 que os limites estão nas situações culturais e que muitas vezes atribuem a características orgânicas o caráter de impossibilidade. A produção contou com a participação dos principais especialistas da área da saúde e Educação do nosso país, entre eles o Phd e Médico Geneticista, Dr Zan Mustachi, o Neurocientista e Neuro Cirurgião Fernando Pinto Gomes, a Doutora em Educação e Pesquisadora Carina Streda e a Médica e Pesquisadora do Hospital Albert Einstein, Ana Cláudia Brandão.

Após a vivência da Expedição 21, um dos participantes, o escritor Vinicius Streda, 28 anos, está morando sozinho. Em Novembro deste ano, os resultados serão transformados em uma pesquisa de cunho cientifico, organizado pelo Neurocientista Fernando Pinto Gomes e um grupo de pesquisadores de São Paulo.

SOBRE A PALESTRA:

Alex Duarte traz uma experiência enriquecedora sobre como lidar com as diferenças, julgamentos e fortalecer nosso estado emocional. Alex trabalha o empoderamento pessoal, como buscar atitude mental positiva e ver a deficiência como algo que alavanca as oportunidades e jamais segrega as pessoas. A palestra é uma orientação de como gerir emoções, controlar seu próprio destino, com responsabilidade e respeito ao outro. Alex também traz um conteúdo exclusivo da Expedição 21, com um estudo na prática sobre como o ambiente favorece o desenvolvimento de pessoas com deficiência.

SOBRE ALEX DUARTE:

Alex Duarte é graduado em Comunicação Social, pós-graduando em Psicopedagogia Clínica Institucional, Educador Social, Empresário e diretor do filme e projeto Cromossomo 21. Há 10 anos é palestrante na área e inclusão e autor de três livros. Foi professor pelo Ponto de Cultura ACI, Ação Cultural Integrada pelo Governo Federal, e se tornou o primeiro jovem a documentar a Missão de Paz da ONU, no HAITI. É escritor, formado em Coaching em Orlando/EUA, estagiou na Fundação Roberto Marinho e tem experiência há mais de 4 anos em neurociência, formado pelo Instituto Tânia Zambon. Em 2016 foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down e recebeu o título de cidadão brasileiro pela Academia De Letras de São Paulo. Seu filme Cromossomo 21 foi premiado em Hollywood e exibido nos cinemas do Brasil em 2017. Alex também é criador da Imersão Expedição 21, a Primeira Imersão para Pessoas com Deficiência Intelectual das Américas.