Arena das Dunas é a casa de dois dos oito clubes que disputam o Estadual 2019

América e Santa Cruz vão mandar seus jogos na Arena das Dunas, no Campeonato Potiguar de Futebol 2019. A bola começa a rolar no dia 10 de janeiro, uma quinta-feira (às 20h), com Santa Cruz x América. Na rodada de abertura do Estadual, um dia antes, o Força e Luz estreia fora de casa, diante do Assu, no estádio Edgarzão; ABC e Globo se enfrentam no Frasqueirão e Potiguar e Palmeira jogam no Nogueirão.

O regulamento de 2019 terá uma diferença em relação ao do ano passado. As duas equipes melhores colocadas na soma total de pontos de cada turno (1º e 2º) decidem o título em jogo único. O melhor colocado na tabela tem o mando de campo. Em 2018, quem somou o maior número de pontos no turno foi declarado campeão, sem a necessidade de uma final. Os campeões dos dois turnos se enfrentam na decisão em jogos de ida e volta, mas se alguma equipe vencer os dois turnos, como aconteceu em 2018 com o ABC, será declarada campeã sem a necessidade de uma final.

 

Gramado pronto para 2019

No final de 2018, o gramado da Arena das Dunas passou por um processo natural de recuperação. “Fizemos um corte vertical, depois a aeração e, em seguida, a cobertura com areia. Até o início do Campeonato Estadual, o gramado vai estar pronto para receber os jogos” afirmou Mateus Cunha, coordenador de projetos da Arena das Dunas.

Só no primeiro turno do Estadual, durante um mês, de 10 de janeiro a 10 de fevereiro, o gramado da Arena das Dunas deve receber 08 jogos, com mandos de campo de América e Santa Cruz. Entre fevereiro e março, ainda tem os jogos do 2º turno do Campeonato Potiguar e um jogo pela Copa do Brasil: Santa Cruz x Tupi-MG.

De acordo com Mateus Cunha, “o ideal seria permitir apenas um jogo por semana para o campo não se deteriorar”. Mas, pelo calendário de jogos do Estadual, a arena poderá receber mais que isso, o que exigirá um pouco mais da equipe de manutenção. “Depende muito, também, da época do ano e da condição do gramado”, atesta Mateus.

 

Técnica de corte e manutenção

Desde sua inauguração, em 2014, ano em que sediou os jogos da Copa do Mundo, a Arena das Dunas mantém o mesmo tipo de grama: Tifway Bermuda Grass 419, própria para a prática esportiva pela alta qualidade genética. “A grama foi cultivada em Touros (a 80 km de Natal). O gramado ainda é o mesmo da implantação, que é renovado todo ano com essas atividades que foram executadas em dezembro e início de janeiro”, revelou Mateus.

A grama é cortada de três a quatros vezes por semana. Uma máquina é a responsável pelo corte vertical da grama, que tem o objetivo de eliminar o excesso de matéria orgânica acumulada durante o ano. Durante o ano, funcionários da arena, responsáveis pela manutenção do gramado, fazem uma fiscalização diária para verificar a presença de doenças, insetos nocivos ou plantas daninhas. E a cada 15 dias ainda é feito um processo para manter o terreno o menos “duro” possível, através da perfuração de alguns pontos do solo, que ajuda na compactação do terreno e melhora as condições de fertilidade da grama.

 

História da Arena das Dunas

Construída em aproximadamente dois anos e meio, a Arena das Dunas foi palco de quatro jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil, em junho de 2014. Recebeu mais de 158.000 torcedores durante os dias do Mundial e foi a 3ª melhor avaliada entre as arenas daquela Copa em pesquisa do portal UOL, que abordou itens como alimentação, acesso, voluntários, funcionamento do celular, segurança e limpeza/conforto.

Além da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, a Arena das Dunas tem sediado eventos esportivos importantes, nacionais e internacionais. Entre jogos do Campeonato Potiguar, Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D, Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Rússia 2018, Torneio Internacional de Futebol Feminino, com o Brasil de Marta, e até um FLA x FLU, pela 1ª Divisão do Brasileirão, foram realizadas 194 partidas para um público total de 1.150.534; 31 times já pisaram no gramado da arena desde a sua inauguração. 

O maior público do pós-Copa foi verificado durante a partida América x Flamengo, que recebeu 30.575 torcedores. A Arena das Dunas foi classificada pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace) como a melhor arena do país, sendo o único estádio a receber nota máxima em todos os quesitos avaliados.

A inauguração aconteceu em 26 de janeiro de 2014, com uma rodada dupla: América x Confiança, pela Copa do Nordeste, e ABC x Alecrim, pelo Campeonato Potiguar.

 

Tabela do CAMPEONATO POTIGUAR 2019 – 1º turno

1ª rodada

09/1 – 20h 

ABC x Globo – Estádio Frasqueirão

Potiguar x Palmeira – Estádio Nogueirão

Assu x Força e Luz – Estádio Edgarzão

 

10/1 – 20h

Santa Cruz x América – Arena das Dunas

 

2ª rodada

12/1 – 16h 

Palmeira x ABC – Estádio Nazarenão

 

13/1 – 16h 

Globo x Assu – Estádio Barrettão

América x Potiguar – Arena das Dunas

Força e Luz x Santa Cruz – A definir

 

3ª rodada

16/1 – 20h 

Potiguar x Força e Luz – Estádio Nogueirão

América x Palmeira – Arena das Dunas

 

17/1 – 20h

Santa Cruz x Globo – Arena das Dunas

 

23/1 – 19h

Assu x ABC – Estádio Edgarzão

 

4ª rodada

19/1 – 16h

Assu x Potiguar – Estádio Edgarzão

 

20/1 – 16h

ABC x América – Estádio Frasqueirão

Globo x Força e Luz – Estádio Barrettão

Santa Cruz x Palmeira – Arena das Dunas

 

5ª rodada

23/1 – 20h

Força e Luz x Palmeira – A definir

 

27/1 – 16h

Santa Cruz x Assu – Arena das Dunas

América x Globo – Arena das Dunas

 

06/2 – 20h

Potiguar x ABC – Estádio Nogueirão

 

6ª rodada

30/1 – 20h

ABC x Santa Cruz – Estádio Frasqueirão

Palmeira x Assu – Estádio Nazarenão

Globo x Potiguar – Estádio Barrettão

 

31/1 – 20h

Força e Luz x América – A definir

 

7ª rodada

10/2 – 17h

Potiguar x Santa Cruz – Estádio Nogueirão

10/2 – 16h

ABC x Força e Luz – Estádio Frasqueirão

América x Assu – Arena das Dunas

Palmeira x Globo – Estádio Nazarenão

 

FINAL 1° Turno

20/2 – 20h – A definir