Arena das Dunas promove ‘Cromossomos 21’ sobre Síndrome de Down

Uma história de amor, envolvendo pessoas com Síndrome de Down, inspirou o documentário ‘Expedição 21’, de autoria do educador social e diretor de cinema Alex Duarte. No dia 9 de dezembro, uma segunda-feira, às 18h, ele palestra na Arena das Dunas sobre o tema ‘Como empoderar pessoas com deficiência’. O evento é uma promoção da própria Arena das Dunas em parceria com a Associação de Síndrome de Down do Rio Grande do Norte. Na ocasião, o documentário será exibido. As vagas são limitadas e a inscrição – www.arenadunas.com.br – vale um quilo de alimento não perecível.

O complexo multiuso vai aproveitar o evento para lançar, em parceria com a APABB e a Associação de Síndrome de Down do RN, o projeto ‘Ação Dignidade’. A iniciativa pretende incluir pessoas com deficiência na equipe da Arena das Dunas em dias de jogos e eventos, segundo informou Arthur Moraes, gerente sênior da Arena das Dunas. A palestra de Alex Duarte faz parte de uma pesquisa sobre a autonomia das pessoas com deficiência.

Expedição 21
O Documentário é um mergulho pelos bastidores do reality show: ‘Primeira Imersão de Pessoas com síndrome de Down da América Latina’, criado para estimular a independência de pessoas com deficiência intelectual. Com duração de 64 minutos, o filme mostra os bastidores dos quatro dias na casa da Expedição, onde 18 adultos com síndrome de Down ficaram sem a presença dos pais para aprenderem a morar sozinho e ter uma vida mais independente. O Documentário mostra as conquistas dos 18 jovens participantes após a experiência, e como eles conseguiram quebrar seus próprios limites.

A produção contou com a participação dos principais especialistas da área da saúde e educação do nosso país, entre eles o Phd e médico geneticista, doutor Zan Mustachi, o neurocientista e neurocirurgião Fernando Pinto Gomes, a doutora em educação e pesquisadora Carina Streda e a Médica e pesquisadora do Hospital Albert Einstein, Ana Cláudia Brandão. Após a vivência da Expedição 21, um dos participantes, o escritor Vinícius Streda, de 28 anos, está morando sozinho.

Sobre a Palestra
Alex Duarte traz uma experiência enriquecedora sobre como lidar com as diferenças, julgamentos e fortalecer nosso estado emocional. Alex trabalha o empoderamento pessoal, como buscar atitude mental positiva e ver a deficiência como algo que alavanca as oportunidades e jamais segrega as pessoas. A palestra é uma orientação de como gerir emoções, controlar seu próprio destino, com responsabilidade e respeito ao outro. Alex também traz um conteúdo exclusivo da Expedição 21, com um estudo na prática sobre como o ambiente favorece o desenvolvimento de pessoas com deficiência.

Sobre Alex Duarte
Alex Duarte é graduado em Comunicação Social, pós-graduando em Psicopedagogia Clínica Institucional, Educador Social, Empresário e diretor do filme e projeto Cromossomo 21. Há 10 anos é palestrante na área e inclusão e autor de três livros. Foi professor pelo Ponto de Cultura ACI, Ação Cultural Integrada pelo Governo Federal, e se tornou o primeiro jovem a documentar a Missão de Paz da ONU, no HAITI. É escritor, formado em Coaching em Orlando/EUA, estagiou na Fundação Roberto Marinho e tem experiência há mais de quatro anos em neurociência, formado pelo Instituto Tânia Zambon. Em 2016 foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down e recebeu o título de cidadão brasileiro pela Academia De Letras de São Paulo. Seu filme Cromossomo 21 foi premiado em Hollywood e exibido nos cinemas do Brasil em 2017. Alex também é criador da Imersão Expedição 21, a Primeira Imersão para Pessoas com Deficiência Intelectual das Américas.