Arena das Dunas sedia Semana do Turismo da UFRN

Consolidada como centro de negócios e entretenimento do Rio Grande do Norte, a Arena das Dunas recebe desta quarta-feira (16) até a sexta-feira (18), a 15ª edição da Semana de Turismo. Com o tema ‘Novos Segmentos e Produtos Turísticos’, o evento é promovido pela Coordenação do Curso de Turismo (Cortur), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Na conferência de abertura, o diretor da Emprotur, Bruno Reis, falou sobre ‘potencialidades e perspectivas dos produtos turísticos no RN – a importância e expansão dos novos segmentos e produtos turísticos’. “Precisamos mostrar, também, um outro Rio Grande do Norte, fora da Rota Tradicional”, disse o executivo, citando como exemplo o projeto do Sebrae/RN ‘Natal e Parnamirim Field na Segunda Guerra, que explora o roteiro histórico, por onde os americanos passaram durante a guerra.

Uma mesa redonda foi formada, logo depois da palestra do diretor da Emprotur, para discutir o tema. Além do diretor-presidente da Arena das Dunas, Ítalo Mitre, foram convidados para compor à mesa, representantes do trade turístico: Michel Vieira e Mabel Guardia, professores da UFRN e mediadores do debate, Yves Guerra, gestor do Investe Turismo RN no Sebrae, e Decca Bolonha, da agência Potiguar Turismo.

A quinta-feira será destinada para minicursos, oficinas e atividades dos Grupos de Trabalhos, que vão discutir sobre vários temas relacionados ao turismo. Haverá ainda o seminário ‘Segmentos Potenciais do Turismo do RN e Turismo histórico-cultural, sob o comando da Doutora Rosana Mazaro, da UFRN.

Na sexta-feira, último dia do evento, a programação é semelhante a do dia anterior, com minicursos e oficinas pela manhã, além da apresentação dos GTs. À tarde, Luiz Del Vigna, diretor da ABETA (Associação Brasileira das Empresa de Ecoturismo e Turismo de Aventura) ministra palestra sobre as ‘Novas tendências para o turismo de aventura’.

A Semana de Turismo tem como objetivo debater os pontos atuais do mercado turístico e da comunidade acadêmica da área. Para isso, estão sendo oferecidas palestras, conferências, oficinas e minicursos, além de apresentação de trabalhos científicos.