Em ação patrocinada pela Arena das Dunas Grêmio recebe plateia com crianças no espectro Autista em treino fechado

Em uma ação proposta pela Arena das Dunas, com o objetivo de destacar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo – comemorado no dia 2 de abril –, o Grêmio e a Arena aderiram à causa e receberam, no início da noite de ontem (12), cerca de 40 crianças no espectro autista para assistirem, com exclusividade, um treino fechado do clube gaúcho no estádio potiguar. O treino foi uma preparação para o duelo decisivo contra o ABC pela terceira fase da Copa do Brasil.

O objetivo foi promover uma ação de acolhimento e de atenção às pessoas que apresentam o transtorno do espectro autista, por meio de atividades de inclusão. As crianças foram recebidas pelos jogadores e a comissão técnica do clube, ao final do treino.

As crianças fazem parte de um grupo de pacientes da clínica Núcleo Desenvolve, especializada no tratamento e intervenção comportamental de crianças e adolescentes.

O mês de abril foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, para propagar informações e exaltar a importância do diagnóstico, além de conscientizar e mobilizar ações e atividades que ajudem a reduzir o preconceito e a discriminação.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características, que podem se manifestar em conjunto ou isoladamente: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O time do Grêmio também recebeu durante o treino cerca de 60 alunos da sua escolinha de futebol sediada em Natal.

O confronto contra o ABC, que vale uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, está marcado hoje (13), às 21h30, no estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão. O jogo de volta ocorre uma semana depois, no mesmo horário, em Porto Alegre.

Crédito das imagens: Matheus Soares