Festival MADA 2015 traça panorama de novos trabalhos de música de vanguarda

 

A edição 2015 terá 20 horas de música e uma diversidade de sonoridades modernas. No dia 30 se apresentam nos Palcos Oi e Cosern, as atrações Igapó de Almas (RN), The Automatics (RN), Mahmed (RN), Romero Ferro (PE), Plutão Já foi Planeta (RN), Pitty (BA), Juveniles (França), Versalles (RO) e Gabriel O Pensador (RJ).

No sábado, dia 31, foram escalados OLiberato, Luiza e os Alquimistas (RN), Agregados (RN), Camarones Orquestra Guitarrística(RN), Moxine(SP), Rivera (CE), Scalene (DF), Felipe Cordeiro (PA), Nação Zumbi  (PE) e Nando Reis (SP).

 

 

Com o mesmo entusiasmo pela cena de música independente brasileira, o Música Alimento da Alma – MADA – completa 17 anos de atividades, sendo um dos mais antigos festivais a difundir as novas vertentes musicais para várias gerações de público. A edição 2015 acontecerá neste mês de outubro, nos dias 30 e 31, e pela primeira irá experimentar o formato gramado da Arena das Dunas, em Natal-RN.

A edição 2015 será realizada com patrocínios daCosern/Neoenergia, Oi, Skol, Governo do Estado/Lei Câmara Cascudo, Ponta Negra Fiat, Hotel Holiday Inn Natal, Arena das Dunas, Prefeitura de Natal/Programa Djalma Maranhão. O apoio cultural é da Oi Futuro, Fundação José Augusto, Fundação Capitania das Artes (Funcarte) e Sun Line Tour. O evento conta ainda com apoios da Ibyte Natal, Prátika e Helisom. A promoção é da InterTV Cabugi.   

Serão 20 horas de música e uma diversidade de sonoridades contemporâneas. No dia 30 se apresentam nos Palcos Oi e Cosern, as atrações Igapó de Almas (RN), The Automatics (RN), Mahmed (RN), Romero Ferro (PE), Plutão Já foi Planeta (RN), Pitty Leone (BA), Juveniles (França), Versalle (RO) e Gabriel O Pensador (RJ).

No sábado, dia 31, foram escalados O Liberato (BA), Luiza e os Alquimistas (RN), Agregados Família do Rap (RN), Camarones Orquestra Guitarrística (RN), Moxine (SP), Rivera (CE), Scalene (DF), Felipe Cordeiro (PA), Nação Zumbi (PE) e Nando Reis (SP).

O festival Música Alimento da Alma mantém, desde 1998, o foco na fusão de trabalhos consistentes da cena indie brasileira, aos já veteranos que estão ativos e, principalmente, produzindo música de alta qualidade, além de inserir artistas locais no circuito dos festivais. Aliado a tudo isso, uma produção impecável, sem amadorismos, e uma dinâmica de shows que tem inspirado o surgimento de festivais similares Brasil à fora.

É um festival construído a partir do conceito de música contemporânea. Mas como projeto subsidiado, precisa levar em consideração outros pontos: a formação de público, procurando conectar as pessoas aos trabalhos autorais de qualidade”, explica o produtor. Ele cita como exemplo o retorno da Nação Zumbi (que se apresentou em 2009), banda reconhecida nacional e internacionalmente. que está trazendo um trabalho impecável, bastante elogiado pela crítica e pelo público. “Muitos pais que eram adolescentes no começo do Mada, agora levarão seus filhos para conhecer o Nação Zumbi, isso é bacana de ver”.

Jomardo também cita o rapper Gabriel O Pensador, que há mais de dez anos não vem a Natal. “Gabriel é pioneiro em trazer para o mercado o hip hop, inegável a sua contribuição não só para o estilo, mas para a música brasileira. Agora está com recente trabalho lançado de forma independente, muito elogiado pela crítica; então é importante que essa nova geração o conheça também. Ano passado tivemos um encontro inédito entre o rapper Emicida com veterano cantor de soul DiMelo, ambos dividindo os vocais. Antes, trouxemos pela primeira vez em Natal Criolo e Carol Conká, dois artistas atualmente brilhando no cenário nacional internacional; sem deixar de citar a cena local, pois este ano teremos oito bandas com trabalhos incríveis. Então a função é oferecer esse algo mais. Apresentar artistas que dificilmente estariam em um evento de perfil meramente comercial, ao mesmo tempo primar pela divulgação dos nossos músicos. Nesse ponto, o Festival sempre atraiu grande público e mídia especializada, que reverbera esses trabalhos em novos canais”, destaca o produtor.

            Jomas complementa ao falar sobre o espaço democrático e que é fundamental colocar aqueles que estão chamando a atenção da crítica ao lado de artistas que tem mais visibilidade midiática, “sem distinção de palco ou estrutura sonora. O intuito é provocar essas experiências únicas e o público também ter oportunidade de estar perto disso. Por que fazemos um projeto cultural para todos e não só para alguns, tendo a qualidade artística como fio condutor”, pontua a produtor.

Além dos shows alternados, o Mada mantém uma programação paralela com a mini-mostra de vídeo-clipes, numa parceria com a Guria Produtora. O projeto foi contemplado no Edital de Economia Criativa do Sebrae-RN e consiste na exibição de clipes de vários artistas potiguares, além de um Cine-lounge climatizado, com fones de ouvido para quem quiser conferir clipes musicais, com direito a pipoquinha. O Festival também mantém a tradicional Feira Mix com vários expositores e seus produtos artísticos, exposição de vinís e estandes de selos musicais e entidades culturais.

 

SERVIÇO

Festival Mada 2015 – 17º ano

Dias 30 e 31 de outubro, na área interna da

Arena das Dunas, bairro de Lagoa Nova

Visite o site www.festivalmadabrasil.com.br

 

Contatos com a produção:

Jomardo Jomas 84 99601-7876 / 21 99968-7370

Assessoria de imprensa: FatoNovo Comunicação

Tels: 84 98820-8769/ 99974-3839

Jornalista para contato: Dionisio Outeda

 

DIA 30/10

SEXTA-FEIRA

Igapó de Almas  (RN) –  (PALCO COSERN )

The Automatics (RN) –   ( PALCO OI)

Mahmed (RN) –  (PALCO COSERN )

Romero Ferro (PE) –  (PALCO OI )

Plutão Já foi Planeta (RN) –   (PALCO COSERN )

Pitty (BA) –  (PALCO OI)

Juveniles (FRA) –   (PALCO COSERN )

Versalle (RO) –   (PALCO OI )

Gabriel O Pensador (RJ) –  ( PALCO COSERN )

 

Dia 31/10

O Liberato (BA) (PALCO OI)

Luiza e os Alquimistas (RN)   ( PALCO COSERN )

Agregados (RN) (PALCO OI)

Camarones Orquestra Guitarrística (RN) ( PALCO COSERN )

Moxine (SP) ( PALCO OI)

Rivera (CE) (PALCO COSERN)

Scalene (DF)  ( PALCO OI)

Felipe Cordeiro (PA) (PALCO COSERN )

Nação Zumbi  (PE) ( PALCO OI )

 

Nando Reis (SP)  ( PALCO  COSERN )