Nesta sexta-feira (26), a Arena das Dunas comemora 10 anos e registra 1.906 dias ocupados com jogos e eventos

              Inaugurada em 26 de janeiro de 2014 para sediar jogos da Copa do Mundo Fifa, a Arena das Dunas evoluiu ao longo dos últimos 10 anos e, de um estádio de futebol de última geração, se tornou uma arena multiuso de excelência apta a receber os mais variados tipos e formatos de eventos e atrações, como shows musicais, congressos, eventos esportivos, festivais, projetos culturais, atividades corporativas, além das tradicionais partidas de futebol.

            Batendo recordes ano após ano, a Arena já registra ao longo de sua história 1.906 dias de ocupação com eventos em geral – shows musicais, congressos, eventos esportivos, festivais, projetos culturais, eventos corporativos e jogos -, tendo sediado 330 partidas de futebol. 2023 representou o segundo melhor ano de sua história em quantidade de público e de eventos, atrás apenas de 2014, quando sediou o mundial da FIFA. Ao longo dos 12 meses, mais de um milhão de pessoas estiveram no local acompanhando os mais variados tipos de eventos e atrações.

            Para o diretor-presidente da Arena das Dunas, Ricardo Ferreira, o espaço está consolidado como a principal estrutura para eventos no estado e uma das Arena mais movimentadas do Brasil. “Estamos comprovando nossa vocação de Arena Multiuso, com uma estrutura multifacetada capaz de comportar eventos de diversos portes em seus mais variados formatos, muitos inclusive de forma simultânea. Ao longo de 2023, alcançamos a surpreendente marca de 238 dias de ocupação, o que representa, na prática, mais de um evento realizado a cada dois dias”, afirma.

            Eventos tradicionais como o Carnatal, o festival MADA, o São João de Natal, a Meia Maratona do Sol, dentre inúmeros outros, além de apresentações de músicos e artistas consagrados nacional e internacionalmente ajudaram a impulsionar a grande e crescente presença do público ao longo dos anos.

Certificação internacional em qualidade e gestão de ativos

            Única do país no segmento de Arenas Multiuso a possuir o selo internacional ISO 55001, que atesta a excelência operacional na gestão e manutenção de seus ativos, a Arena das Dunas revalidou pelo terceiro ano seguido sua certificação.

            A ISO 55001 estabelece os requisitos que garantem os mais altos padrões de excelência em gestão operacional e manutenção da estrutura. Na prática, significa que o serviço oferecido ao público tende a continuar ágil e eficiente, pois há uma redução significativa na quantidade de vezes que sua estrutura entra em manutenção. Com isso, a disponibilidade do equipamento aumenta e as interrupções, quando necessárias, são todas programadas, impactando muito menos a operação.

Setor Corporativo

            Outro fator que diferencia a Arena das Dunas das outras arenas do país é o seu setor corporativo, que engloba o Arena Office e as áreas comerciais, com 35 empresas instaladas atualmente no espaço, mais cinco novas áreas que serão inauguradas nos próximos meses – com 100% de ocupação e fila de espera -, além do Cowork Arena – um espaço colaborativo de trabalho com 32 postos de trabalho, escritórios privativos, cabines individuais, estúdio para podcast e videocast, sala de reunião privativa com sistema multimídia, além de vista panorâmica para o campo. “Nosso objetivo é usar toda a potencialidade do nosso equipamento para impulsionar a economia local, oferecendo um amplo centro de excelência para os negócios. A Arena já possuía uma consolidada estrutura de escritórios e salas comerciais, o Arena Office. Na sequência, inovamos com a chegada do Cowork Arena e passamos a oferecer uma gama ainda mais ampla de serviços agregados para o empreendedor local”, comentou Ricardo.

Arena Tour

            Também merece destaque o famoso programa de visitação guiada aos bastidores do estádio, o “Arena Tour”, que celebra a paixão pelo futebol e pela Copa do Mundo, além de trazer de volta uma experiência única de conhecer de perto a história de um dos palcos da Copa do Mundo Fifa de 2014.

            Com quatro horários de visitação de segunda a sexta-feira, e dois aos sábados, no passeio, os visitantes têm a oportunidade de conhecer áreas exclusivas e toda a modernidade e versatilidade do estádio que sediou a Copa do Mundo FIFA 2014 em Natal, atraindo a atenção de todo o planeta para a capital do Rio Grande do Norte. A Copa na Arena reuniu cerca de 160 mil pessoas das mais variadas nacionalidades e uma média de 39.541 pessoas presentes por jogo, entre elas a partida Itália x Uruguai, no famoso jogo em que o uruguaio Luis Suárez mordeu o zagueiro italiano Chiellini.

            Para os próximos anos, a Arena visualiza um crescimento ainda mais acentuado, tanto em sua modernização estrutural e tecnológica quanto na potencialidade econômica do ativo. “O objetivo é seguir explorando novas áreas comerciais, ampliando a atuação não apenas no número de eventos, mas também nas outras frentes, como, por exemplo, na sua estrutura corporativa, onde teremos grandes novidades em breve”, garante o diretor-presidente da Arena das Dunas, Ricardo Ferreira.

Números da Arena ao longo dos últimos 10 anos:

5,75 milhões de pessoas já passaram pela Arena;

1.906 dias ocupados com jogos e eventos;

Estacionamento: desde 2014 a Arena já movimentou mais de 345 mil veículos em seu estacionamento; sendo mais de 41 mil apenas em 2023;

• 96 mil pessoas visitaram os bastidores da Arena pelo Arena Tour;

• Movimentou R$ 2,3 bilhões na economia de Natal-RN(VPB), sendo R$1,4 bilhão em renda e riqueza (PIB).

• Única Arena do Brasil que possui a certificação ISO 55.001de excelência em gestão e manutenção de ativos.

Arena Office e Áreas Comerciais: 35 empresas em seu espaço, com 100% de ocupação e fila de espera por novas áreas em 2024;

Fotos: Acervo de imagens da Arena das Dunas